Layout de Segregação de taxas - v1.0
Formato de Entrada via Upload
Introdução
Nesta página, disponibilizamos o formato de arquivo e seu respectivo layout aceito pela tela do módulo de Segregação de taxas para processamento em lote:
- Upload na tela de Segregação de taxas, botão Segregação em lote (Upload de documento).
Formato Suportado pela Plataforma ANBIMA
A Plataforma ANBIMA suporta o seguinte tipo de arquivo no processo de upload manual de informações de segregação de taxas:
- xlsx (Microsoft Excel)
Layout dos Dados
O layout dos dados está conforme a lista de campos de Segregação de taxas
Formatos de envio
Abaixo é detalhado a estrutura de layout do formato de arquivo.
Quantidade de linhas(segregações):
250 (aba informacoes)
Formato xlsx (Microsoft Excel):
O formato de planilhas Excel suportado pelo Hub é o xlsx. Onde temos os headers na linha 2, e em cada uma das colunas se encontra cada chave (tag) que deve ter sua nomenclatura e ordem respeitada. Os campos de valores devem utilizar vírgula (",") para separar os decimais. Abaixo está um exemplo de arquivo xlsx:
Download: Padrão xlsx
Funcionamento
Envio através de upload de arquivo
Envio do arquivo de segregação em lote: O usuário faz o envio através do botão "Segregação em lote", acessado através do menu "Segregação de taxas".
O processo de carga de arquivo possui 2 etapas de validação a saber:
Processo de carga de arquivo
O processo de carga de arquivo possui 2 etapas de validação, a saber:
1ª Validação de integridade de arquivo
Processo síncrono onde, se houver qualquer inconsistência, o arquivo é totalmente rejeitado.
Nesta etapa são realizadas as seguintes validações:
- Arquivo não deve ultrapassar 250 linhas na aba "Informacoes"
- Arquivo deve conter pelo menos 1 linha nas abas "Informacoes" e "acordosComerciais"
- Arquivo deve conter as abas definidas no layout.
- Arquivo deve conter as abas na sequência definida no layout
- Cada aba deve conter o header definido no layout
- Cada aba deve conter os campos do header na sequência definida no layout
- Arquivo deve conter as colunas de identificadores presentes em todas as abas e corretamente preenchidas
- Todas as abas que possuem conteúdo devem ter os campos "identificadores" preenchidoscom no máximo 3 dígitos
- Todas as abas que possuem conteúdo devem ter os campos identificadores preenchidos (para cada linha preenchida de cada aba, as colunas de identificadores são obrigatórias).
- Abas com o campo informacoesId preenchido não correlacionado na aba informações (campo informacoesId informado nas outras abas não existe na aba informacoes)
- Segregação com o mesmo conteúdo no campo informacoesId na aba informacoes (campo informacoesId duplicado na aba informacoes)
- Itens duplicados nas *abas de taxas e de lista de estruturadores (abas relacionadas a aba "informacoes"). Ex. informcoesId + taxasEscalonadasGlobalId duplicada na aba taxasEscalonadasGlobal
- Mais de um acordo comercial com o mesmo conteúdo no campo acordosComerciaisId na aba acordosComerciais (acordosComerciaisId duplicado na aba acordosComerciais)
- Itens duplicados nas abas de taxas dos acordos comerciais e de lista de cogestores e distribuidores (abas relacionadas a aba "acordosComerciais"). Ex. informcoesId + acordosComerciaisId + taxasEscalonadasDistribuicaoId duplicada na aba taxasEscalonadasDistrib
- Abas com a chave informacoesId + acordosComerciaisId preenchidas com conteúdo não existente na aba acordosComerciais (chave informacoesId + acordosComerciaisId informada nas outras abas não existe na aba acordosComerciais)
Passando por esta etapa com sucesso, inicia-se a próxima validação de integridade de arquivo:
- Tamanho e formato do campo
- Domínios
- CNPJ válido
- Obrigatoriedade de campos
Qualquer inconsistência identificada acima, todo o arquivo é rejeitado e o sistema gera uma planilha contendo a lista de inconsistências, conforme layout abaixo.
layout inconsistências
| Campo | Tamanho | Formato | Descrição |
|---|---|---|---|
| Arquivo | 255 (incluindo a extensão) | Texto (sem caractere especial) | Nome do arquivo anexado pelo usuário |
| Aba | 31 | Texto (sem caractere especial) | Nome da aba definida no layout da planilha de carga em lote |
| Campo | 250 | Texto (sem caractere especial) | Nome do campo definido no layout da planilha de carga em lote |
| Linha | 3 | Numérico | Número da linha em que se encontra a informação onde o erro ocorreu |
| Mensagem de erro | 255 | Texto | Mensagem de erro gerada pelo sistema |
2ª Validação de regras de negócio
Após passar pela validação de integridade de arquivo, o Hub ANBIMA passa para o processamento assíncrono, onde para cada linha da aba “Informacoes” é gerada uma solicitação de segregação de taxas com status “Pendente” e entra na fila para processamento.
À medida que o sistema processa as solicitações, seu status é alterado para “Ativo”, “Inativo” ou “Rejeitado”, conforme descrito abaixo:
- Ativo: quando a segregação de taxas é processada com sucesso
- Inativo: quando a segregação de taxas é processada com sucesso e no Hub ANBIMA já existe uma segregação de taxas com o mesmo CNPJ do fundo, CNPJ da classe e Código identificador da Subclasse. Neste caso, o Hub inativa a mais antiga e cria uma nova segregação com status “Ativo” (função de alteração de segregação de taxas)
- Rejeitado: quando a segregação de taxas é processada e foi identificada alguma inconsistência na validação de regras de negócio
Validações das regras de negócio
- Se a Classe ou Subclasse está cadastrada no Cadastro de Fundos ANBIMA, os dados existentes substituirão o Nome comercial da Classe e Subclasse informados na planilha
- Se a Classe ou Subclasse está cadastrada no Cadastro de Fundos ANBIMA e a Taxa Global = Sim, os dados existentes no cadastro substituirão o conteúdo da planilha
- Se o Perfil da taxa = “Escalonada”, a aba de taxa escalonada correspondente deve estar preenchida
- Se a Classe ou Subclasse cobra taxa de Estruturação de previdência, Cogestão ou Distribuição, a aba de lista dos prestadores de serviços correspondente deve estar preenchida
No caso das segregações com status “Rejeitado”, o Hub ANBIMA disponibiliza um arquivo contendo as inconsistências identificadas.
layout inconsistências de regras de negócio
| Campo | Tamanho | Formato | Descrição |
|---|---|---|---|
| Lote | 10 | Numérico | Número do lote gerado correspondente a solicitação |
| Contexto | 31 | Texto (sem caractere especial) | Nome do grupo de informações relacionado ao campo com o erro identificado |
| Campo | 250 | Texto | Nome do campo definido no layout do arquivo de carga em lote |
| Mensagem de erro | 255 | Texto | Mensagem de erro gerada pelo sistema |