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Layout de PL/Cota - v1.0

Formatos de Entrada via Upload

Introdução

Nesta página disponibilizamos os formatos de arquivos e respectivos layouts que a tela do módulo de Informes de PL/Cota aceitam para o processamento em lote:

  • Upload na tela dos Informes de PL/Cota para a ANBIMA;
  • Dowload do retorno do processamento do lote de informes
  • Justificativas: No download do retorno do processamento do lote, a ANBIMA pode apontar possíveis inconsistências onde é permitido o envio de justificativa para novo processamento. Nestes casos, as justificativas também poderão ser respondidas em lote via upload de arquivo, acrescentando as colunas correspondentes. Quando elas forem processadas, também poderá ser realizado o download em tela do resultado e, para os casos onde a ANBIMA ainda permitir nova justificativa, bastará enviar um arquivo de justificativas que o fluxo se repetirá.

Formatos Suportados pela Plataforma ANBIMA

A Plataforma ANBIMA suporta os seguintes tipos de arquivo no processo de upload manual de informes:

  • Texto
  • JSON
  • xlsx (Microsoft Excel)

Layout dos Dados

O layout dos dados está conforme a lista de campos de PL/Cota

Formatos de envio

Abaixo é detalhado a estrutura de layout de cada um dos formatos de arquivo.

  • Formato txt

    O formato txt é composto de linhas de dados, onde os campos são separados por tab. Os campos de valores devem utilizar vírgula (",") para separar os decimais. Abaixo está um exemplo de arquivo txt:

Download: Padrão txt

C0000000400 22/08/2023  1200000,00  1000,123456789012   125000,00   10000,00    0,00    3   0000000003  00001   POSSIVEL_INCONSISTENCIA [{inconsistência 1},{inconsistência 2},{inconsistência 3}]  0011
  • Formato JSON:

    O formato json segue o padrão de linguagem de marcação utilizada para estruturar e armazenar dados, onde o Hub reconhece cada chave (tags) que deve ter sua nomenclatura e ordem respeitada. Os campos de valores devem utilizar ponto (".") para separar os decimais. Exemplo de arquivo json:

Download: Padrão json

[
  {
    "codigo": "C0000000400",
    "data_competencia": "2023-08-22",
    "patrimonio_liquido": 125000.50,
    "valor_cota": 1000.10,
    "volume_total_aplicacoes": 1000,
    "volume_total_resgates": 1500000,
    "volume_total_resgate_ir": 0.00,
    "numero_cotistas": 3,
    "numero_solicitacao": "0000000003",
    "registro": "00001",
    "status": "POSSIVEL_INCONSISTENCIA",
    "inconsistencia": [{"inconsistencia": "1"}, {"inconsistencia": "2"}, {"inconsistencia": "3"}],
    "justificativa": "0011"
  }
]
  • Formato xlsx (Microsoft Excel):

    O formato de planilhas Excel suportado pelo Hub é o xlsx. Na primeira linha se encontra o header, e em cada uma das colunas se encontra cada chave (tag) que deve ter sua nomenclatura e ordem respeitada. As linhas subsequentes e suas colunas contêm os dados de cada um dos informes. Os campos de valores devem utilizar vírgula (",") para separar os decimais. Abaixo está um exemplo de arquivo xlsx:

Download: Padrão xlsx

Funcionamento

A. Envio através de upload de arquivo e Exportação do Retorno do Processamento

Envio do arquivo de informes: O usuário faz o envio através do botão "Informe diário", acessado através do menu "Informes", opção "PL / Cota". O Hub aceita o envio de arquivo de informes em qualquer um dos formatos descritos anteriormente.

O retorno do processamento pode ser acessado de duas formas:

  • Consulta de informes: através do menu "Informes", opção "PL / Cota"

  • Exportação do retorno do processamento: através do botão "Exportar", que pode ser acessado através do menu "Informes", opção "PL / Cota". Antes de exportar o usuário deverá filtrar os informes que deseja exportar e o formato de arquivo que deseja receber. O Hub irá exportar os informes no formato selecionado.

B. Reenvio de Arquivo de Informes com Correções de Inconsistências

Após exportar o retorno do processamento o usuário poderá corrigir as inconsistências dos informes que estejam com status "Rejeitado" ou "Possíveis Inconsistências". O campo "justificativa" somente pode ser preenchido se o status do informe estiver com "Possíveis Inconsistências". Na sequência o usuário deve executar o upload do arquivo de informes.

Não existe a necessidade de suprimir as colunas referentes a seção retorno, sendo eles:

  • Número da solicitação
  • Número do registro
  • Status
  • Inconsistências
  • Justificativa

C. Reenvio de Arquivo de Informes com preenchimento de Justificativa

Após exportar o retorno do processamento, o usuário poderá justificar os informes que estejam com status "Possíveis Inconsistências" e reenviar para processamento. O Hub irá ignorar justificativas em que o status do informe seja diferente de "Possíveis Inconsistências".

O usuário deverá preencher o campo "justificativa" com um dos itens selecionáveis da lista suspensa (ver lista abaixo) do processo de justificativa em tela. O usuário deverá preencher exatamente igual ao campo da lista. Caso não seja idêntico o Hub irá recusar a justificativa durante a análise inicial do arquivo de informes. Se o usuário enviar correções e justificativa para o mesmo informe, o Hub irá priorizar as correções e ignorar a justificativa.

Após aplicar as justificativas nos informes o usuário deve executar o upload do arquivo de informes.

Ao Hub identificar que o informe possui uma justificativa, será gerada uma solicitação de serviço "PL / Cota, conforme descrito abaxo:

Nome CampoConteúdo
Numero SolicitaçãoGerado automaticamente pelo Hub
ServiçoPL/Cota: Justificativa de possivel Rejeição
DescriçãoJustificativa de PL/Cota de informe com possível rejeição
Usuário OrigemUsuário Logado
CNPJ OrigemCNPJ do Usuário logado
Usuário DestinoANBIMA
Data de CriaçãoData atual
StatusAguardando Análise ANBIMA
Área de MensagemInformação preenchida pelo usuário
AnexosAnexo carregado pelo usuário

A solicitação será direcionada para a ANBIMA analisar, que poderá aceitar, recusar ou solicitar mais informações. O acompanhamento do andamento da solicitação deverá ser feito pelo usuário no Hub através da tela principal, seção "Acompanhamento de solicitações".

Caso a justificativa não seja aceita (status "Rejeitado") pelo analista ANBIMA ou ele solicite mais informações (status "Aguardando informações instituição"), o usuário deverá retornar ao analista ANBIMA através das funcionalidades disponíveis em tela.

Caso o usuário envie uma justificativa para um informe que já possui uma justificativa em curso com a ANBIMA, o Hub irá recusar o pedido.

Relação de Justificativas:

Para acessar a relação de justificativas, consultar a tabela na tela lista de campos.